O que está buscando?

Em torneio de robótica organizado pelo SESI-SP, estudantes apresentam soluções para uma vida mais ativa

Entre 7 e 15 de maio, alunos de escolas públicas e particulares participam da etapa regional do Torneio de Robótica FIRST LEGO League

 Por: Karina Costa, SESI São Paulo
05/05/202118:16- atualizado às 19:31 em 05/05/2021

Desafiados a criar soluções para que a população se torne mais ativa fisicamente, estudantes de escolas públicas e particulares de todo o Estado, incluindo as unidades SESI, participam da fase regional do Torneio de Robótica FIRST LEGO League. O campeonato online será realizado nos dias 7/5 e de 11 a 14/5.

O tema da temporada 2020/2021 é “RePLAY – esportes e brincadeiras que movimentam o corpo e evitam o sedentarismo”, e desafia as equipes a pensarem em formas de incentivar a prática de atividades físicas para garantir uma melhor qualidade de vida, evitar o sedentarismo e promover a saúde. Além de apresentarem um projeto de pesquisa, os estudantes devem criar robôs com a ajuda de blocos de montar, que realizarão missões referentes à temática da competição de robótica educacional.

No dia 7 de maio, 16 equipes formadas por alunos de escolas públicas e particulares competem entre si. Nos dias 11 e 12, concorrem 45 times do SESI-SP; e dias 13 e 14, outras 43 equipes de alunos da instituição. Em cada uma das etapas, as equipes que chegarem ao pódio (1º, 2º e 3º lugares) serão premiadas e garantem vaga no nacional, em junho deste ano. Mais times serão classificados para essa fase, e a divulgação também será feita durante as cerimônias de premiação.

Tanto abertura e divulgação dos vencedores, quanto alguns lances dos desafios dos robôs serão transmitidos via redes sociais, na conta Facebook.com/roboticasesisp .

 

Veja alguns dos projetos de alunos do SESI-SP:

 

 

Equipe do SESI Barra Bonita – SESI Biotech

Os estudantes criaram uma mochila multifuncional que, a partir de um sistema de elásticos acoplados, possibilita a atividade física em qualquer lugar. 

Equipe do SESI Birigui – Big Bang

Para tornar as pessoas com Fibromialgia mais ativas, a equipe criou a “Figlove", uma luva que conduz efeitos da manta de LED e do sistema de ultrassom pelas terminações nervosas das mãos, e com isso consegue normalizar os níveis de dor, pois produz um efeito analgésico e anti-inflamatório.

Equipe do SESI Sertãozinho – Ser Robótica

Para atrair as crianças a praticarem atividades físicas, a equipe criou um piano que pode ser tocado pelos pés. E um jogo de amarelinha que emite som e traz imagens.

Equipe do SESI Americana – Red Rabbit

Os alunos criaram um app que conecta pessoas da mesma academia, com os mesmos objetivos de treino, possibilitando que estes treinem juntos, incentivando um ao outro, diminuindo a taxa de faltas e desistências.

 

 

SERVIÇO:

Torneio de Robótica - FIRST LEGO League – regional São Paulo

Datas e horários

  • Etapa 1 - Alunos de escolas públicas e particulares

Dia 7/5: 8h (abertura) | 16h (desafio dos robôs) | 17h (premiação)

  • Etapa 2 - Equipes de alunos SESI-SP

Dia 11/5: 8h (abertura) | 18h (fechamento)

Dia 12/5: 8h (abertura) | 11h (desafio dos robôs) | 13h30 (premiação)

  • Etapa 3 - Equipes de alunos SESI-SP

Dia 13/5: 8h (abertura) | 18h (fechamento)

Dia 14/5: 8h (abertura) | 11h (desafio dos robôs) | 13h30 (premiação)

Transmissão: Facebook | Instagram

 

Saiba mais sobre a FIRST LEGO League (FLL)

A competição internacional de exploração científica, voltada para crianças e jovens de 9 a 16 anos, é realizada em uma parceria da Fundação FIRST ("For Inspiration and Recognition of Science and Technology") com o Grupo LEGO. A fase nacional é realizada pelo SESI, e o SESI-SP é suboperador da etapa regional.

Leia também